Rezar o Terço

Terço dos Homens

CANTO DA ENTRADA

Começa-se com a procissão de entrada de alguns membros do Terço dos Homens com uma Bíblia e uma imagem de Nossa Senhora, colocados, depois, em lugar adequado. Durante a procissão, usa-se um cântico previamente preparado.

SINAL DA CRUZ

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ATO PENITENCIAL

Confesso a Deus, Todo Poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

CANTO DE INVOCAÇÃO OU ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Canto: À escolha e previamente preparado.

Oração: Vinde Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.terço dos homens

LEITURA DO EVANGELHO

Leitura do Evangelho do dia.

INÍCIO DA ORAÇÃO DO TERÇO

Cada participante toma o seu Terço para o início da recitação.

OFERECIMENTO

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, meditando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do clero, pelo nosso bispo e pelo nosso pároco, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo nosso querido Brasil.

INTENÇÕES DO TERÇO

Previamente preparadas pelos coordenadores.

Reza-se o Creio e o Pai-Nosso.

ÂNGELUS

Deus vos salve Virgem Filha de Deus Pai. Ave-Maria, cheia de graças, o Senhor é convosco. Bendita sois vós, entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. Deus vos salve Virgem Mãe de Deus Filho. Ave-Maria, cheia de graças, o Senhor é convosco. Bendita sois vós, entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

JACULATÓRIA

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, convertei os pecadores, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Abençoai o Santo Padre, o Papa. Santificai a vossa Igreja dando a unidade e a paz.

Na Oração do Terço meditamos, em cada mistério, todas as passagens bíblicas que narram a história da nossa Salvação em Jesus Cristo:

Mistérios da Alegria (ou Gozosos – Anunciação do Anjo até o encontro do Menino Jesus no Templo)
Mistérios da Glória (ou Gloriosos – Ressurreição de Jesus até a coroação de Nossa Senhora);
Mistérios da Dor (ou Dolorosos – Agonia de Jesus no Horto até sua Crucificação);
Mistérios da Luz (ou Luminosos – Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia).

Quando o mês possuir cinco semanas, repetem-se, na última, os Mistérios Gloriosos. Para os que rezam o Terço individualmente e diariamente, segue-se a ordem:

mistérios terco dos homens

AGRADECIMENTO

Infinitas graças vos damos, soberana rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e, para mais vos louvar, vos saudamos com uma Salve! Rainha.

Reza-se a Oração da Salve Rainha

ALMA DE CRISTO

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da morte, chamai-me e mandai-me ir para vós,
para que, com os vossos santos,
vos louve por todos os séculos dos séculos. Amém.

ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vosso socorro e invocado vosso auxílio, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança em vós, ó Virgem entre todas singular, como a uma Mãe recorro. De vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés.

Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo Encarnado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Reza-se uma Consagração à Nossa Senhora

BENÇÃO FINAL

Ladainha de Nossa Senhora (Facultativa)

Oremos

Ó Deus, pela Imaculada Conceição da Virgem, preparastes para o vosso Filho uma digna mansão. Nós Vos rogamos que, tendo-a preservado de toda a mancha na previsão da morte do vosso mesmo Filho, nos conceda, pela sua intercessão, chegarmos até Vós também purificados de todo o pecado. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém

Deixar um Comentário

1 Comentário